Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

Quem passou pela vida em branca nuvem/ E em plácido repouso adormeceu;/ Quem não sentiu o frio da desgraça,/ Quem passou pela vida e não sofreu,/ Foi espectro de homem - não foi homem,/ Só passou pela vida - não viveu. (Francisco Otaviano)

8.4.08

Estado Fraco

Vejo um povo miserável
Não pela falta de riqueza
Mas pelo excesso dela

Uma riqueza involuntária
Desconhecida de sua força
Inventada, inserida, sem defesa

O que existe é um Estado involuntário
Contra todas as premissas hobbesianas
Sem consenso, num eterno enxugar dos panos
Aqueles que cobrem as artes num inventário

Vejo um povo dividido
Meio autoritário demais
Muito cheio de sonhos

Que é seu próprio inimigo
Que não sabe ter planos
Quando se afoga em espirais

Vejo que existe um Estado fajuto
Comedido, entornado em suas beiradas
Sem partidos, sem guerras, sem nada

Um Estado sem espadas num eterno luto
Um povo desalmado, cansado e diminuto
Que talvez padeça, que talvez reaja
Que talvez não faça parte, não me insira
A esperança que não me basta!

Que a tanto tudo e todos,
Meu povo é algo rechaçado
A que sempre, em todo caso, me imputo